Bahia sedia pela primeira vez a Taça Nordeste de Beisebol

Veja matéria que a globo fez referente Beisebol na Bahia –  Isso mesmo beisebol na Bahia com campo e vários times já formados na região do nordeste.

Copie o link e acesse.

http://g1.globo.com/bahia/batv/videos/t/edicoes/v/bahia-sedia-pela-primeira-vez-a-taca-nordeste-de-beisebol/4977639/

Como Funciona a Temporada na MLB

A MLB ou Major League Baseball é a maior liga de beisebol do mundo.

Ela é composta por 30 times (29 americanos e 1 canadense) divididos em duas sub-ligas: American League (Liga Americana) e National League (Liga Nacional), cada uma com 15 times. Essas duas sub-ligas são divididas em três divisões cada: Central, Leste e Oeste.

Times da Liga Americana

Times da American League

Times da Liga Nacional

Times da National League

baseball-teams-MLB

A grande diferença entra as ligas é que, enquanto na National League os pitchers também rebatem, na American League existe a figura do rebatedor designado, que não participa do jogo nos turnos de defesa de seu time, ele apenas “troca” de lugar com o pitcher de sua equipe no ataque, sem que seja necessária ocorrer uma substituição. Caso ocorra um jogo entre times da National e da American, a regra é válida de acordo com o time mandante. Se a partida for no estádio de um time da Liga Americana, haverá o rebatedor designado, mas se for no estádio da Liga Nacional, os pitchers vão para a rebatida.

Temporada Regular

Em geral, a temporada regular da MLB tem duração de seis meses (Abril-Setembro). Durante este período, todas as equipes fazem 162 jogos (sim, é muito jogo!). A maior parte dessas partidas ocorre entre times da mesma liga (Nacional joga com Nacional e Americana com Americana). Porém, devido ao número ímpar de equipes em cada liga (15), obrigatoriamente ocorre, no mínimo, um confronto interligas a cada série. 

_

Classificação dos Times

Os times são classificados dentro de suas próprias divisões. O critério adotado para classificar as equipes é o número de vitórias durante a temporada. O líder da divisão é o que tem mais Wins (vitórias) e ele se separa dos adversários por Games Back (número de jogos atrás). Para entender melhor, basta fazer um simples cálculo: cada vitória do time vale “0.5 ponto” e a cada derrota o time perde “0.5 ponto”. Assim, a equipe fica um número total de pontos e, para saber quantos Games Back está atrás do líder, basta subtrair dos pontos do líder o número de pontos obtidos por este cálculo. Vamos exemplificar:

Na temporada de 2008, a classificação final da Divisão Leste da American League foi a seguinte:

Tampa Bay venceu 97 jogos, ou seja, marcou 48.5 pontos (97 x 0.5 = 48.5) e perdeu 65 jogos, perdendo assim 32.5 pontos (65 x 0.5 = 32.5). Sua pontuação final é de 16 pontos (48.5 – 32.5 = 16).

Boston, por sua vez, venceu 95 jogos, marcando 47.5 pontos, e perdeu 67 jogos, ou seja, 33.5 pontos. Sua pontuação final é de 14 pontos (47.5 – 33.5 = 14).

Assim, para descobrir o número de jogos atrás de Boston em relação a Tampa é só fazer a subtração 16 – 14 = 2 Games Back. Os seis times que liderarem suas respectivas divisões ao final da temporada regular se classificam diretamente aos playoffs.

_

Wild Card

Mesmo que um time não termine no primeiro lugar de sua divisão, ele ainda tem uma chance para tentar o título da MLB: o Wild Card. Ele consiste em conceder aos dois times de melhor campanha de cada liga e que não foram os campeões de suas divisões a classificação para os playoffs.

_

Pós Temporada (Playoffs)

Após os times realizarem todos os seus jogos da temporada regular, tem início a pós temporada. Classificam-se para ela dez times da MLB:

– Melhor time da Divisão Central da American League;

– Melhor time da Divisão Leste da American League;

– Melhor time da Divisão Oeste da American League;

– 2 Wild Cards da American League;

– Melhor time da Divisão Central da National League;

– Melhor time da Divisão Leste da National League;

– Melhor time da Divisão Oeste da National League;

– 2 Wild Cards da National League.

Os confrontos são definidos:

Wild Card Game
Os dois Wild Cards de cada liga jogam entre si numa única partida eliminatória. O time de melhor campanha recebe o mando de campo. Os dois vencedores avançam às séries de divisão de sua respectiva liga, enquanto os perdedores ficam de fora da disputa pela World Series.

_
Divisional Series
Com oito times restantes, quatro confrontos são formados da seguinte maneira:

– Time com mais vitórias da AL x Wild Card vencedor da AL;

– 2º Time com mais vitórias da AL x 3º Time com mais vitórias da AL;

– Time com mais vitórias da NL x Wild Card vencedor da NL;

– 2º Time com mais vitórias da NL x 3º Time com mais vitórias da NL.

A série é jogada numa melhor de cinco partidas. As quatro equipes que saírem vitoriosas (vencerem três jogos) se classificam para a League Championship Series.

_
League Championship Series
São formados confrontos entre os dois vencedores de cada liga para ver quem são os campeões da American e da National League. A série é jogada numa melhor de sete partidas. Os dois vencedores sagram-se os melhores de suas respectivas ligas na temporada e vão para a tão sonhada World Series em busca do tí­tulo da MLB.

_
World Series
Na World Series, cada equipe defende sua liga em outra série melhor de sete jogos. Aquele que vencer quatro jogos primeiro consagra-se o campeão da temporada da MLB.

_

All Star Week

No meio da temporada regular, ocorre o chamado “All Star Week”, ou seja a “Semana das Estrelas”, que é comum em todas as grandes ligas esportivas dos EUA. Tal momento consiste num período em que a Major League realiza eventos festivos (e que lhe rendem um bom lucro). A cada ano, uma equipe é escolhida para ter seu estádio como sede, revezando entre American League em anos pares e National em ímpares. Os principais eventos são:

Home Run Derby
São selecionados cinco jogadores de cada liga (Americana e Nacional) que tenham potência no bastão e estejam com bom desempenho na temporada.  Cada um deles leva consigo um “arremessador”, que lança bolas fáceis de serem rebatidas, com o intuito de seu companheiro conseguir bater Home Runs. Depois de algumas rodadas, aquele que conseguir rebater o maior número de homers é o vencedor da disputa.

All Star Game
A grande atração do All Star Week. São formados dois times: um que representa a AL e outro a NL. Os rebatedores titulares são escolhidos por votação do público, que elege os jogadores que estejam sendo os melhores de suas posições na temporada (isso na teoria, pois na prática muita gente vota em seus jogadores favoritos, sem levar em conta seu real desempenho). São designados também dois técnicos, que devem pertencer a um time da liga que defendem. Eles são responsáveis por convocar os reservas e montar as estratégias da equipe durante a partida. Todos os times devem ter pelo menos um jogador de seu elenco selecionado para o Jogo das Estrelas.
Um detalhe importante é que, apesar de um jogo festivo, a liga que vencer a partida dará ao time que representá-la na World Series o direito de ter um mando de campo a mais que seu adversário.

Regras do Beisebol e como se joga

Beisebol: regras e história – Como se joga Baseball

O beisebol, também escrito basebol ou baseball, é um esporte de origem inglesa do século XVIII. Pode ser praticado tanto em quadras abertas quanto em quadras fechadas, bem como pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres. Entretanto, na maioria dos casos, é jogado por homens em espaços abertos. É um dos esportes mais populares do Estados Unidos e é o que mais atrai espectadores aos estádios.

O jogo deve ser disputado por duas equipes de 9 jogadores cada uma. As equipes alternam entre o ataque e a defesa. O objetivo é rebater uma bola que é lançada e precorrer as quatro bases que compõem o campo de beisebol. A alternância de um time entre o ataque e a defesa é chamada entrada. Os jogos profissionais são constituídos de nove entradas.

 

 

Os objetos usados na prática desse esporte são uma bola e um taco. A instituição de autoridade na organização de eventos esportivos de grande porte e da regulação das regras do beisebol é a IBAF, Federação Internacional de Beisebol.

As posições do beisebol

  • Arremessador/Pitcher: É o principal jogador de uma equipe de beisebol. Sua função é arremessar a bola, com a intenção de que ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.
  • Receptor/Catcher: Sua função é pegar as bolas que são arremessadas pelos lançadores, caso ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.
  • Primeira-base/First baseman: Sua função é a de defesa da primeira base a ser percorrida e de cobertura das jogadas nela feitas.
  • Segunda-base/Second baseman: Sua função é ocupar a segunda base e executar, juntamente com o primeira base, uma jogada chamada double play.
  • Terceira-base/Third baseman: Sua função é ocupar a terceira e defendê-la, bem como cobrir as jogadas que podem ser feitas nela.
  • Interbases/shortstop: Ocupa os espaços entre a segunda e a terceira base. Sua função é a de cobrir a região da segunda base em caso de double play.
  • Campista esquerdo/Left fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo esquerdo.
  • Campista central/Center fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo central.
  • Campista direito/Right fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo direito.
  • Rebatedor/Hitter: É o responsável por rebater a bola lançada pelo arremessador.

As regras do beisebol

  1. Cada partida possui nove entradas, não havendo um tempo definido.
  2. A entrada é o tempo e que um time assume o ataque e a defesa.
  3. A equipe que entra como defesa primeiramente tem os 9 jogadores em campo, enquanto a equipe que entra como ataque conta, inicialmente, com um.
  4. Todos os jogadores do time assumem o posto de batedor, seguindo uma sequência pré-estabelecida.
  5. Quando o batedor não conseguir completar as quatro bases em uma só jogada, um outro jogador de seu time entra como batedor, para que ele retome da base onde parou.
  6. Não há empates do beisebol. Vão sendo adicionadas novas entradas até que haja uma diferença de pontuação.
  7. Quando o arremessador lança a bola, a função do batedor é rebatê-la e percorrer as quatro bases que compõem o campo até que algum jogador da defesa consiga devolver a bola para algum dos jogadores que guardam as bases.