Regras do Beisebol e como se joga

Beisebol: regras e história – Como se joga Baseball

O beisebol, também escrito basebol ou baseball, é um esporte de origem inglesa do século XVIII. Pode ser praticado tanto em quadras abertas quanto em quadras fechadas, bem como pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres. Entretanto, na maioria dos casos, é jogado por homens em espaços abertos. É um dos esportes mais populares do Estados Unidos e é o que mais atrai espectadores aos estádios.

O jogo deve ser disputado por duas equipes de 9 jogadores cada uma. As equipes alternam entre o ataque e a defesa. O objetivo é rebater uma bola que é lançada e precorrer as quatro bases que compõem o campo de beisebol. A alternância de um time entre o ataque e a defesa é chamada entrada. Os jogos profissionais são constituídos de nove entradas.

 

 

Os objetos usados na prática desse esporte são uma bola e um taco. A instituição de autoridade na organização de eventos esportivos de grande porte e da regulação das regras do beisebol é a IBAF, Federação Internacional de Beisebol.

As posições do beisebol

  • Arremessador/Pitcher: É o principal jogador de uma equipe de beisebol. Sua função é arremessar a bola, com a intenção de que ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.
  • Receptor/Catcher: Sua função é pegar as bolas que são arremessadas pelos lançadores, caso ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.
  • Primeira-base/First baseman: Sua função é a de defesa da primeira base a ser percorrida e de cobertura das jogadas nela feitas.
  • Segunda-base/Second baseman: Sua função é ocupar a segunda base e executar, juntamente com o primeira base, uma jogada chamada double play.
  • Terceira-base/Third baseman: Sua função é ocupar a terceira e defendê-la, bem como cobrir as jogadas que podem ser feitas nela.
  • Interbases/shortstop: Ocupa os espaços entre a segunda e a terceira base. Sua função é a de cobrir a região da segunda base em caso de double play.
  • Campista esquerdo/Left fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo esquerdo.
  • Campista central/Center fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo central.
  • Campista direito/Right fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo direito.
  • Rebatedor/Hitter: É o responsável por rebater a bola lançada pelo arremessador.

As regras do beisebol

  1. Cada partida possui nove entradas, não havendo um tempo definido.
  2. A entrada é o tempo e que um time assume o ataque e a defesa.
  3. A equipe que entra como defesa primeiramente tem os 9 jogadores em campo, enquanto a equipe que entra como ataque conta, inicialmente, com um.
  4. Todos os jogadores do time assumem o posto de batedor, seguindo uma sequência pré-estabelecida.
  5. Quando o batedor não conseguir completar as quatro bases em uma só jogada, um outro jogador de seu time entra como batedor, para que ele retome da base onde parou.
  6. Não há empates do beisebol. Vão sendo adicionadas novas entradas até que haja uma diferença de pontuação.
  7. Quando o arremessador lança a bola, a função do batedor é rebatê-la e percorrer as quatro bases que compõem o campo até que algum jogador da defesa consiga devolver a bola para algum dos jogadores que guardam as bases.